O som e a imagem: património a preservar

Programa de acção em prol do restauro dos arquivos audiovisuais.

Angola, Cabo Verde, Côte d’Ivoire, Guiné-Bissau, Moçambique, Filipinas, São Tomé e Príncipe, Senegal

O programa de ação “O som e a imagem: património a preservar” inscreve-se numa dinâmica internacional em prol da preservação, restauro e valorização do património audiovisual.

Desenvolvido pela União Latina (UL) e apoiado pela AECID, este programa constitui uma etapa fundamental num longo processo de valorização do património material e imaterial, que a UL vem desenvolvendo desdemuito tempo, com a organização de iniciativas de formação, de concursos e de encontros de profissionais.

A UL propõe-se sensibilizar, através da criação de uma rede de cooperação, composta por profissionais de oito dos seus Estados-membros (Angola, Cabo Verde, Costa do Marfim, Guiné Bissau, Moçambique, Filipinas, São Tomé e Príncipe e Senegal), as instituições daqueles países para o imenso valor cultural que representam os arquivos audiovisuais.

É urgente preservar um património que tende a deteriorar-se ou que, mesmo em certos casos, já se encontra em vias de desaparecimento. Trata-se da memória dos povos. A sua proteção é um investimento no futuro, uma herança a transmitir às jovens gerações: entender o tesouro que se encontra adormecido nos sons e nas imagens do passado, é despertar o olhar para o presente e o futuro.

Porquê?

  • Para contribuir para uma tomada de consciência sobre a importância da proteção e valorização do património audiovisual;
  • Para lançar ciclosde formação regionais, que proporcionarão importantes trocas de conhecimentos técnicos entre países unidos por trajetórias históricas e culturais comuns;
  • Para fornecer aos participantes dos ciclos de formação elementos que lhes permitam utilizar novas técnicas de arquivo, restauro e divulgação do material audiovisual;
  • Para criar uma plataforma de reflexão jurídico-legislativa sobre os direitos autoraisno domínio do audiovisual;
  • Para incentivar a instituição de uma política, legislação e meios financeiros consequentes, no âmbito da preservação, do restauro e da valorização da memória cinematográfica, televisiva e radiofónica, em nível nacional e regional.

Como?

Identificando a situação dos arquivos audiovisuais nos países em causa:

  • Levantamento das condições dos arquivos audiovisuais;
  • Identificação das necessidades de formação do pessoal que lida com os fundos de arquivo (responsáveis e técnicos);
  • Diagnóstico global das legislações nacionais sobre audiovisual, proteção do património documental e direitos autorais.

Criando acções de formação nacionais ou regionais em torno das seguintes temáticas: valorização de arquivos televisivos, valorização de arquivos radiofónicos, restauro de material sonoro;

Organizando um encontro internacional, o primeiro de uma série, que permitirá o debate de peritos internacionais, juristas e legisladores sobre temáticas jurídicas ligadas aos arquivos audiovisuais (direitos de autor, leis sobre o audiovisual, proteção do património, entre outras).

Para quem?

  • Profissionais ligados à protecção do património audiovisual (restauradores, conservadores, arquivistas, documentaristas de vídeo e áudio, produtores, distribuidores, entre outros);
  • Legisladores, juristas e peritos em direitos de autor e legislação audiovisual;
  • Responsáveis das diferentes instituições nacionais ligadas à cultura, comunicação, informação, património e cinema (arquivos nacionais, cinematecas, rádio e televisão, entre outros), dos Estados-membros da UL africanos, lusófonos e francófonos, bem como das Filipinas.

Résultados

49 profissionais formados, provenientes de 30 organismos diferentes : 2 cabo-verdianos, 3 guineenses, 2 de Côte d’Ivoire , 9 senegaleses, 12 filipinos, 4 angolanos, 3 são-tomenses, 14 moçambicanos.

60 minutos restaurados e digitalizados de People Power Revolution (Filipinas, 1986) , gravações radiofônicas inscritas no Registro do Programa Memória do Mundo da UNESCO. www.unilat.org

1 manual didático, Basic manual for cataloging, preservation and digitization of sound collections at risk, elaborado por Miriam Poncelas e Alberto Gaetti, fruto da formação sobre o restauro de material sonoro realizada em Manilha. Versões em inglês, francês; português e espanhol.

500 termos, nas 4 línguas latinas, acessíveis na base de dados terminológica, Alfabeto audiovisual.

1 estudo bilíngüe francês - português sobre os direitos autorais: Direitos de autor e património audiovisual - Estudo comparativo em 8 Estados-membros da União Latina - Angola, Cabo Verde, Côte d’Ivoire, Filipinas, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Senegal, realizado por André Lucas.

Fédération Ouest-africaine pour la Sauvegarde du Patrimoine Audiovisuel (FOSPA), criada pelos participantes da formação organizada em Dakar. Ela propõe desenvolver uma rede de profissionais africanos especializados na área de preservação do patrimônio audiovisual.

1 documentário radiofônico sobre a formação de Manilha, transmitido na Rádio Nacional das Filipinas www.unilat.org

1 filme documentário sobre a formação de Dakar, exibido nos canais nacionais de Guiné Bissau, Côte d'Ivoire e Senegal. www.unilat.org

Futuramente

Esse programa destacou a importância histórica e cultural dos tesouros que se encontram escondidos nos arquivos audiovisuais dos Estados membros da União Latina, e evidenciou a necessidade urgente de se intervir para formar profissionais nas técnicas de restauro e digitalização desse material. A partir dessa constatação, parece-nos particularmente relevante iniciar ações em prol da restauração do material sonoro dos Estados membros africanos da União Latina.

Collaborações

Ministérios: Palácio de Cultura Ildo Lobo, Cabo Verde - Ministério da Cultura, São Tomé e Principe - Direcção Geral da Cultura de São Tomé - Ministère de la Communication du Sénégal - The Presidential Communications Operations Office, Filipinas.

Instituições: Cinemateca de Angola - Instituto angolano de cinema audiovisual e multimedia (IACAM) - Archivo Histórico Nacional (AHN), Cabo Verde - Sociedade Cabo-verdiana de autores (SOCA) - Comissão Instaladora do Instituto de Propriedade Intelectual de Cabo Verde - Université de Cocody, Côte d’Ivoire - Sociedad general de Autores y Editores de Espanha - Arquivo Histórico Nacional, Guiné-Bissau – INEP, Guiné-Bissau - Arquivo do Patrimonio Cultural, Arquivo Histórico de Moçambique - Instituto de Investigação Sócio Cultural (ARPAC), Moçambique - INAC, Moçambique - Ethnomusicology Department, College of Music, University of the Philippines - Bureau of Broadcast Services - Cultural Center of the Philippines - Congressional Library Bureau; National Library of the Philippines - Film Development Council of the Philippines - UP Collage of Mass Communication - Archives Nationales du Sénégal – IFAN Cheickh Anta Diop, Senegal, OMPI, CISAC.

Rádio e televisões: Televisão Pública de Angola (TPA) - Rádio Televisão Caboverdiana (RTC) – TGB Televisão da Guiné-Bissau - Televisão Moçambique - Televisão independente (TIM) – Rádio Nacional de España (RNE) - Televisión Antena 3, Espanha - ABS-CBN Broadcasting Network, Philippines - Bureau Radio of Philippines Information Agency (PIA) - DZMM Radyo Patrol Sais Trenta, DZCV Tuguegarao, Filpinas - Televisão Nacional de São Tomé - Radiodiffusion Télévision Sénégalaise (RTS).

 

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