Francisco Aguirre (2004)

Francisco Aguirre
Sombras largas

Esta série de fotografias é uma pequena amostra do que é o deserto e a população no sudeste dos estados de Coahuila e Durango, no México. Elas foram tiradas entre 1996 e 2002.

Este deserto é um mar antigo, chamado Tetis, o que explica grande diversidade de paisagem.

Através das minhas fotografias, eu procuro observar todas as possibilidades estéticas que oferece a paisagem do deserto, de madrugada, na aurora, desde que as luzes se fazem mais ténues e as projecções das sombras mais largas... também procuro o encontro com as populações do deserto.

Francisco Aguirre

Nasceu em Torréon, Coahuila no México, em 1964. Estudou as Artes Visuais na Universidade Autónoma do Estado de Nuevo León e depois trabalhou em diferentes revistas da região bem como no domínio da fotografia publicitária.

Seu trabalho foi exposto no México e em França. Seu projecto fotográfico «Sombras largas» ganhou a bolsa de criação do Instituto Cultural de Coahuila de 1998-1999.

Actualmente Francisco Aguirre trabalha como fotografo independente.

Unió Llatina

La Unió Llatina, fundada el 1954, és una organització internacional constituïda per 36 estats membres i dedicada a la promoció de la diversitat cultural i el multilingüisme.

Unió Llatina
204 rue de Vaugirard, 75015 París
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org