Concurso "Conheça e avalie seu património imaterial"

Le concours “Conheça e avalie seu Patrimônio Imaterial” a été lancé le 22 septembre 2010 à Rio de Janeiro et diffusé par plusieurs universités: l’Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); l’Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); l’Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); l’Universidade Federal Fluminense (UFF); la Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), l’Universidade Cândido Mendes, le Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro et la faculté du Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.

O concurso “Conheça e Avalie seu Patrimônio Imaterial” foi lançado em 22 de setembro de 2010 no Rio de Janeiro e divulgado em várias universidades: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Universidade Federal Fluminense (UFF); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Universidade Cândido Mendes, Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro e faculdade do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Ministério da Cultura, seção Rio de Janeiro, por intermédio de seu diretor regional Carlos Fernando de Souza Leão Andrade, também apoiou a iniciativa da União Latina, bem como a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, através da divisão de folclore do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e Natural (INEPAC). A representação da UNESCO no Brasil também divulgou o edital do concurso em seu site.

Os jovens universitários do Rio de Janeiro responderam ao chamado enviando seus ensaios e em 18 de novembro de 2010, o júri - constituído por Cáscia Frade, doutora em Educação, Lucieni de Menezes Simão, doutora em Antropologia e Marlene Furtado de Mendonça, em representação da União Latina - outorgou o prêmio do concurso a Walter da Silva Pereira Júnior e Weena Guimarães Machado Pimentel, estudantes da UFRJ, por seu ensaio “As Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: territorialidades, singularidades e personagens”. Foi atribuída uma menção honrosa a dois outros jovens estudantes, Priscila Iglesias Rosa e Saulo Gomes Rocha.

A cerimônia de entrega do prêmio teve lugar no auditório do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.

No palco, a mesa de honra foi ocupada pela Sra. Célia Regina Pimentel, representante do INEPAC, órgão da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Sra. Adriana Didier, representante do Conservatório Brasileiro de Música; as juradas Sras. Marlene Furtado de Mendonça falou sobre a União Latina e sua vocação na promoção e na divulgação da cultura e da língua dos países latinos, bem como do papel da UNESCO na proteção do patrimônio imaterial da humanidade. As juradas falaram sobre a importância da iniciativa da União Latina para a conscientização e o reconhecimento do património imaterial de um país. A representante do Conservatório Brasileiro de Música também felicitou a União Latina por essa ação e falou do projeto iniciado pelo Conservatório para levar nossa riqueza musical e cultural às comunidades menos favorecidas e motivar os jovens dessas comunidades à desenvolverem suas habilidades. A representante do INEPAC falou sobre o papel do Estado na pesquisa, proteção e divulgação do nosso patrimônio.

Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org