Difusión del concepto de intercomprensión en Brasil

Participación en el curso de rentrée  de la Alianza Francesa de Río de Janeiro y en el XII Coloquio pedagógico de la Alianza Francesa de San Pablo, mediante la organización durante ambos encuentros de una conferencia sobre el tema “La intercomprensión: la clave de un plurilingüismo soñado y posible” así como talleres dedicados a la presentación y difusión de herramientas didácticas plurilingües existentes. 

 

No âmbito das ações da rede nacional brasileira das Alianças Francesas com vista a integrar a intercompreensão em línguas vizinhas nos seus programas, a União Latina apoiou duas atividades realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Trata-se, por um lado do Estágio de rentrée da Aliança Francesa de Rio de Janeiro, decorrido do 1° a 4 de fevereiro e, por outro, do XII Colóquio pedagógico anual da Aliança Francesa de São Paulo, realizado de 2 a 4 de fevereiro.
 
Em cada um destes encontros a União Latina organizou uma conferência sobre o tema “A intercompreensão, chave para um plurilinguismo de sonho e possível”, bem como ateliês. 
 
Durante a conferência foram abordados o historial e a definição do conceito de intercompreensão, o interesse da sua utilização no ensino aprendizagem das línguas de uma mesma família, bem como o papel que desempenha na promoção do plurilinguismo.  Foi também feita uma breve apresentação das diferentes metodologias existentes. Participaram das duas conferências professores de línguas das Alianças Francesas, do ensino secundário e universitário. Estas conferências foram completadas pela realização de ateliês práticos também organizados pela União Latina. 
 
Assim, tiveram lugar durante o estágio de Rio de Janeiro três ateliês no dia 3 de fevereiro, consagrados à apresentação e difusão de ferramentas plurilingues existentes: Galanet, Itinerários românicos e InterRom. Durante os ateliês foram alternados sessões teóricas e trabalhos de análise do material didático. 
 
O ateliê de Itinerários românicos, suporte lógico concebido e elaborado pela União Latina, cuja animação partiu de perguntas feitas no início, proporcionou a descoberta de um dos módulos do projeto, levando os participantes a elaborarem propostas de respostas à pergunta feita de como trabalhar na aula a história do módulo apresentado. Durante o atelier foi também apresentado um trabalho realizado com adolescentes de uma escola pública de Rio de Janeiro à volta de um outro módulo de Itinerários românicos. O ateliê foi filmado e será difundido através da TV Escola deste mesmo estabelecimento de ensino do Rio de Janeiro e da Internet. Vinte e cinco professores e estudantes participaram deste ateliê.
 
No ateliê consagrado a InterRom, foi feito um trabalho de análise de duas unidades didáticas da ferramenta em pequenos grupos. Este trabalho permitiu abordar as competências que esta ferramenta tenta desenvolver (descoberta, aplicação, integração e sistematização).   
 
No âmbito do XII Colóquio pedagógico anual da Aliança Francesa de São Paulo, foi consagrado um ateliê ao projeto Lingalog “8 Aventuras Lingalog – Projetos de intercompreensão bilingue entre classes universitárias”. Durante o ateliê, os participantes fizeram uma simulação de projeto semestral através de uma experiência da plataforma da ferramenta.  
 
O estágio de Rio de Janeiro contou com uma centena de participantes e o colóquio de São Paulo com duzentas presenças, nomeadamente de professores de francês língua estrangeira, investigadores, responsáveis pedagógicos das Alianças Francesas do Brasil, de departamentos de universidades e de centros de línguas, bem como estudantes. 
 
Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org