Formación en nuevos enfoques multilingües

Las sesiones de trabajo de la última fase de la formación permitieron analizar, evaluar y mutualizar los cinco productos didácticos elaborados por los participantes y hacer hincapié en la difusión y los intercambios de experiencias de elaboración de materiales didácticos plurilingües y contextualizados. 

 

A terceira e última fase da formação em novas abordagens multilingues teve lugar de 15 a 18 de março em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná. Com vistas à integração da intercompreensão em línguas vizinhas nos programas da rede nacional brasileira das Alianças Francesas, esta formação foi organizada conjuntamente pela União Latina e a Delegação Geral da Aliança Francesa do Brasil, com o apoio da Delegação Geral para a Língua Francesa e Línguas de França (DGLFLF). 
 
Trata-se da segunda sessão presencial que completou a que foi organizada em novembro último em Campinas e o trabalho realizado, durante o período intermediário, em grupo e à distância, através de uma plataforma, de modo a facilitar a pilotagem e a orientação dos trabalhos dos estagiários que deveriam realizar uma sequência didática destinada ao público alvo. 
 
Os 22 professores das Alianças Francesas de 18 cidades do Brasil que beneficiaram da formação puderam, durante estas últimas sessões de trabalho, analisar, avaliar e mutuar os cinco produtos didáticos elaborados pelos diversos grupos de estagiários. Foi dado um realce particular à difusão e intercâmbio de experiências de elaboração de materiais didáticos plurilingues e contextualizados, com base nos princípios da intercompreensão. Para completar esta atividade, será editado um manual didático que servirá para desenvolver experiências-piloto com o objetivo de integrar a intercompreensão nos programas de ensino de línguas no Brasil.
 
Esta formação permitiu aos estagiários que dela participaram atualizarem seus conhecimentos no domínio da didática das línguas e enriquecer suas práticas de ensino, graças à elaboração de ferramentas com base em abordagens plurais no ensino das línguas e seus contributos. A qualidade da participação dos estagiários e o trabalho realizado indiciam boas perspetivas. Por outro lado, os conhecimentos adquiridos permitirão às equipas formadas intervirem sobre a intercompreensão no âmbito de diversos eventos, entre os quais o próximo Congresso dos Professores de Francês Brasileiros que terá lugar em novembro do corrente ano em Curitiba.
 
Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org