Publication du 7ème numéro hors-série de Terminometro "A terminologia em Portugal e nos países de língua portuguesa em África"

La Direction terminologie et industries de la langue (DTIL) de l'Union Latine vient de publier un nouveau numéro hors-série de Terminometro, cette fois-ci consacré à la terminologie au Portugal, avec quelques éléments portant sur les prémices de la terminologie en tant que discipline autonome dans quelques pays d’expression de langue portugaise en Afrique.

Depois de uma primeira parte consagrada ao historial e à situação actual da terminologia em Portugal, bem como às necessidades em matéria de cooperação e planificação terminológica, são abordados temas tais como o tratamento de neologismos, a cooperação – tanto a nível internacional como no seio de associações locais e de redes – em prol do desenvolvimento das terminologias científicas e técnicas em português, a normalização terminológica e os organismos responsáveis pela sua promoção. Assim, um dos textos é consagrado ao Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), órgão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), responsável pelo desenvolvimento e promoção desta comunidade multicultural formada pelos falantes do português em Portugal, no Brasil, em África e em Timor Leste.

O capítulo seguinte é consagrado à formação em terminologia, nomeadamente na universidade, a que se segue um capítulo que aborda a investigação e as indústrias da língua, muito desenvolvidas em Portugal. Vários projectos são assim apresentados, particularmente no domínio do tratamento automático da língua portuguesa.

A última parte compreende dois textos sobre a terminologia nos dois países africanos, dos quais Terminometro conseguiu obter uma contribuição: Angola e Moçambique.

Como aconteceu com os números especiais anteriores, constam também uma lista de endereços e um cd-rom com dados bibliográficos e institucionais.

Os números especiais de Terminometro são enviados gratuitamente aos autores, a todos os escritórios da União Latina, a certos parceiros e às bibliotecas e centros de documentação universitários com os quais a DTIL realiza intercâmbios. São também vendidos avulsos.

Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org