Terminologia

A Direção Terminologia e Indústrias da Língua (DTIL) promove e apoia ações na área de terminologia e disciplinas associadas. Os seus objetivos são os seguintes. Informação: através do boletim eletrónico “Terminometro” podem acompanhar em direto as informações terminológicas. Formação: os seus seminários e cursos destinados aos profissionais dos países membros da União Latina permitem a estes melhorarem os seus conhecimentos. Cooperação: consciente da importância do trabalho associativo, ela incentiva a participação em diferentes iniciativas e eventos regionais, nacionais ou internacionais.

Léxico panlatino da energia eólica

15/05/2012, Paris (France)

Este léxico foi elaborado no âmbito da Realiter* sob a coordenação do Departamento de Tradução do Governo do Canadá. Embora não exaustiva, a nomenclatura dessa obra pretende ser um reflexo do conhecimento acumulado até hoje em tecnologia eólica e trata da terminologia de vários campos de aplicação: meteorologia, aerodinâmica, transformação da energia, impactos ambientais.

 

Publicações na Internet de Realiter

15/12/2011, Paris (France)

A Rede Panlatina de Terminologia Realiter, que conta com o apoio da União Latina desde 1993, acaba de publicar as Atas da VII Jornada científica da Rede Panlatina de Terminologia “Multilinguismo e práticas terminológicas” e o Vocabulário miltilingue do HIV/SIDA.

A Assembleia geral e as Jornadas Realiter levaram-se a cabo na cidade de Quebec

01/06/2011, Québec (Canada)

Desde a sua criação, Realiter (Rede Panlatina de Terminologia), apoiada pela União Latina que tem a cargo a secretaria da Rede, assume como missão a vontade de contribuir, com os trabalhos que desenvolve, para o desenvolvimento harmonizado das terminologias nas línguas latinas. Foi neste intuito que Realiter organizou, no dia 1º de junho de 2011 em Quebec, a sua VIIa Jornada Científica sobre Multilinguismo e práticas terminológicas.

Terminologie-Terminografie-Terminotică 3T Ediţia a X-a

23/05/2011-24/05/2011, Bucureşti  (România)

Uniunea Latină a acordat sprijinul său logistic la realizarea acestui colocviu. Informaţii privind manifestarea pe site-ul http://www.termrom.org.ro/3t/

Publicação dos Anais do X e XI Simpósio da RITerm

10/03/2011, Paris (France)

Após ter respeitado um prazo que permitisse a distribuição de sua versão em papel, a União Latina publicou no sítio da RITerm os anais do X Simpósio Ibero-Americano de Terminologia: Terminologia, conhecimentos, sociedade e poder,que ocorreu em Montevidéu de 7 a 10 de novembro de 2006,e do XI Simpósio Ibero-Americano de Terminologia:A terminologia no terceiro milênio: pela adoção de boas práticas terminológicas, realizado em Lima, de 13 a 16 de outubro de 2008. Esta difusão é gratuita e pública.

União Latina

Fundada em 1954, a União Latina, organização internacional , reúne 36 Estados-membres e consagra-se à promoção da diversidade cultural e multilinguismo.

União Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 Paris
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org