I Seminario de gestión de educación lingüística de frontera en el MERCOSUR

La Unión Latina organiza el I Seminario de gestión de educación lingüística de frontera en el Mercosur, conjuntamente con el Instituto Internacional de Lengua Portuguesa(IILP) y el Instituto de Investigación y Desarrollo en Política Lingüística (IPOL), con el apoyo de la Universidadedo Oeste do Paraná.

A União Latina organizou o I Seminário de gestão de educação linguística de fronteira no MERCOSUL em colaboração com o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) e o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL), com o apoio da Universidade do Oeste do Paraná.

Este seminário, que compreendeu 32 horas (24 horas presenciais e 8 à distância), teve lugar de 20 a 22 de julho de 2011, na Universidade do Oeste do Paraná, no Campus de Foz do Iguaçu, em Paraná, Brasil. Seu objetivo foi o de proporcionar uma formação na área da gestão de educação linguística de fronteira para quarenta docentes, diretores de escolas de fronteira, gestores educacionais de secretarias municipais e estatais, ministérios e institutos de gestão, bem como de demais organismos responsáveis pela educação e cultura dos países participantes.

A formação foi ministrada por especialistas internacionais de renome que abordaram diferentes temas relacionados com as fronteiras do MERCOSUL e sua dinâmica sociolinguística, o bilingüismo e a interculturalidade (teoria e realidades latino-americanas), intercompreensão românica e sua potência para o MERCOSUL, a educação na fronteira e as escolas bilíngues interculturais e a gestão do plurilinguismo de fronteira.

De entre os participantes, provenientes de instituições argentinas, brasileiras e paraguaias, contavam-se responsáveis pela educação indígena, docentes, professores universitários, investigadores, supervisores pedagógicos, diretores de estabelecimentos de educação, assessores pedagógicos, técnicos dos ministérios da educação, pedagogos, responsáveis por educação bilingue, entre outros profissionais particularmente interessados pelo tema da educação bilingue de fronteira. Cabe destacar a presença de representantes do Ministério da Educação do Brasil, do Ministério da Educação da Argentina, do Ministério da Educação de Corrientes (Argentina) e da Secretaria de Estado do Paraná (Brasil).

Como resultados imediatos desta formação destacam-se as seguintes propostas:

  • recensear as “boas práticas” em atividades plurilingues e interculturais de fronteira em alguns contextos identificados na América Latina e conceber e elaborar um “referencial” (guia contextualizado) para a gestão do plurilinguismo linguístico de fronteira destinado a docentes de diferentes níveis.
  • organizar novos seminários de formação nos demais países, um ou dois por ano, com a participação de responsáveis educacionais e especialistas (de diferentes sítios, em particular do MERCOSUL).
  • criar na Internet uma plataforma de comunicação entre centros educacionais, equipas de docentes de terreno e a equipa do projeto. 

Está prevista a realização do II Seminário de gestão de educação linguística de fronteira num outro país da região em data a determinar proximamente.

 

Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org